O queridinho de muitas mulheres e um verdadeiro protagonista quando o assunto é maquiagem sem dúvidas é o batom. 


Ele é o destaque e o toque final para quem gosta de andar sempre bem produzida e saber bem como combinar o tom ideal de batom com os outros produtos e cores é fundamental para conseguir uma make bem elaborada. 


Sendo assim, ainda que muita gente ache que todos os batons são iguais, exceto pelas cores, é importante entender que hoje em dia existem diferentes tipos de batom, com efeitos e formatos diferentes. 


Neste post você vai conhecer um pouco mais sobre cada tipo de batom e como cada um deles pode fazer a diferença na sua produção com maquiagem. Continue lendo!

Texturas de Batom 

Para começar a falar sobre as diferenças entre os tipos de batom, não poderíamos deixar de destacar as texturas e formatos. Afinal, isso pode ser determinante tanto na praticidade quanto na precisão da aplicação. Entre os mais comuns estão os modelos:


  • Batom líquido: Com uma embalagem compacta e fina, o batom líquido pode ser sua companhia em uma série de momentos. Seu diferencial, além da textura, é o pincel que faz parte da embalagem e facilita a aplicação precisa do batom. 


  • Batom em bala: O formato mais tradicional de batom é o favorito de muitos amantes da maquiagem. Ele pode ser encontrado em modelos mais finos ou mais grossinhos, que também contribuem para o resultado preciso na aplicação. 


  • Batom em lápis:  Se o assunto é precisão na aplicação, esse modelo certamente é uma ótima opção para quem quer uma boca bem desenhada. 


  • Batom em pó: A última novidade quanto a texturas de batons é a versão em pó que promete deixar “um efeito de nuvem” na boca. 


Seu principal destaque está na pigmentação que dispensa muitas aplicações, no entanto, diferente dos outros modelos, a precisão pode ser um ponto fraco principalmente na delimitação dos contornos da boca. 

Efeitos de Batom

Seguindo o guia de beleza, certamente um fator determinante na escolha entre os tipos de batom é o acabamento. Afinal, o efeito pode fazer toda a diferença na produção e garantir o destaque que você espera. Entre eles você vai encontrar o efeitos:

  • Acetinado: Luminoso e cremoso, o acabamento cintilante tem um efeito  mais molhado e é sinônimo de brilho e aquele toque especial na composição da make;


  • Matte: Opaco e intenso, esse efeito possui alta cobertura e fixação evitando manchas e desgaste rápido; 


  • Metálico: Moderno e metalizado, esse tipo de batom é ideal para quem gosta de efeitos diferentes e uma maquiagem marcante;


  • Cremoso: Uma boa solução para lábios ressecados ou para quem busca um efeito suave e hidratado que vai bem com e até sem uma produção completa; 


  • Vinílico: Com um pouco menos de brilho que o modelo acetinado e menos opaco que o efeito matte, os batons com acabamento vinílico são a alternativa perfeita para quem quer o melhor dos dois efeitos em um só;


Gostou de conhecer mais sobre os tipos de batom? No nosso setor de beleza e cosméticos você pode conferir muitos desses modelos para agregar ainda mais destaque a sua produção com os descontinhos e a variedade que só a Casa Vieira tem!