Um bom cardápio já deixa qualquer pessoa com água na boca. Ele ainda pode ser incrementado se você souber harmonizar os pratos com o vinho ideal, o que torna a degustação ainda mais especial e saborosa. 


Vinho tinto, branco, verde, rosé, frisante ou espumante… opções não faltam nas nossas prateleiras! E, em meio a tantas variedades, pode ser difícil realizar a escolha que mais combine com seu paladar e com o menu da ocasião. 


Pensando em ajudar, separamos neste post 3 dicas de vinhos ricos em sabores e aromas especiais com dicas para saber como harmonizar com os pratos e os ingredientes ideais. Acompanhe abaixo! 

Sin Palabras Cabernet Sauvignon

Conhecida como “a rainha das uvas tintas”, a uva Cabernet Sauvignon vai bem em muitas combinações e segue uma indicação especial de acordo com o tempo para cada uma delas. Ela possui uma casca grossa que é rica em taninos, composto responsável por proporcionar a sensação de “boca enxuta”. 


Dependendo da região de onde forem produzidos, os vinhos feitos com a uva Cabernet Sauvignon podem ser mais robustos ou suaves. Desse modo, é importante analisar a intensidade na hora de harmonizar. 


A indicação depende diretamente do tempo de produção do vinho. Quanto mais novo, mais suave e melhor para o preparo de pratos mais elaborados e delicados. Já os mais antigos são uma combinação perfeita com pratos de sabor mais intenso e ingredientes mais robustos. 

Sin Palabras Chardonnay 

Ideal para o acompanhamento e harmonização com carnes magras e peixes, o vinho composto pela uva Chardonnay é suave e delicado, assim como o fruto. 


A “rainha das uvas brancas”, como é conhecida, é capaz de agregar ainda mais sabor e aroma aos pratos, se utilizada da maneira correta.  


Também seguindo a regra básica de análise dos vinhos, os mais novos ou não envelhecidos, combinam com determinados tipos de prato como o frango, massas ao molho branco e queijo frescal. Em contrapartida, os envelhecidos recebem um tom mais amadeirado devido ao modo de conservação e podem ser uma boa pedida no acompanhamento de peixes e frutos do mar.

Sin Palabras Malbec 2016 

Tinto e de um sabor ácido expressivo, os vinhos feitos com a uva Malbec vão bem com diferentes tipos de combinações. 


Assim como muitos outros, ele é um ótimo harmonizante com carnes vermelhas e gordurosas, queijos mais fortes e ainda pode dar um toque todo especial em muitas sobremesas feitas à base de chocolate e amêndoas. 



Ficou curioso para conhecer o sabor das nossas dicas? Então não deixe de aproveitar as ofertas da Casa Vieira! Vinhos, chocolates e alguns outros ingredientes indispensáveis para o preparo dos pratos, guarnições e petiscos ideais para a harmonização esperam por você em nossos setores. 


Ademais, confira nossas outras sugestões e receitas para deixar suas refeições ainda mais especiais e saborosas, além de uma série de ideias criativas e novidades para você, sua família e sua casa.