Entreter as crianças nas férias sempre foi um desafio para muitos pais. Com a adoção das medidas de isolamento social contra a proliferação do COVID-19, então, isso se tornou uma aventura ainda maior, com uma necessidade diária de reinvenção. 


Afinal, há mais de um ano as crianças passaram a realizar todas as atividades possíveis em casa, desde o estudo até o lazer. Desse modo, deixar a criatividade fluir se tornou uma verdadeira obrigação para os papais que precisam dar conta das tarefas e dos pequenos. 


Com a chegada das férias, o momento é de investir em boas ideias para preencher o máximo de tempo, já que um dos turnos que era dedicado aos estudos agora dará espaço a muitas horas vagas para aproveitar em casa. 


Pensando nisso, resolvemos dar uma ajudinha separando neste post 5 dicas para entreter as crianças nas férias escolares. Confira abaixo! 

1. Prepare momentos de cinema em casa

Se só de ler o nome da programação você e seu filho já sentem saudade e várias memórias boas vêm a mente, você com certeza não pode deixar de colocar essa ideia em prática. 


Para isso, você vai precisar de: um balde com pipoca quentinha, bebidas, doces, um assento confortável, o tradicional escurinho e, claro, um bom fime!

2. Separe um tempo para pôr a mão na massa

Outra alternativa que, sem dúvidas, consegue atrair a atenção dos pequenos são as atividades na cozinha. Tanto para as crianças que ficam por perto observando o preparo do prato que elas gostam quanto para as que não se animam muito na hora da alimentação. 


Para ambas, o principal é a sensação de novidade e curiosidade de ver o resultado final, tendo vivenciado cada processo até lá. 


Para estimular tudo isso, você pode dar autonomia para elas escolherem as receitas e para que possam manusear alguns dos utensílios para o preparo.  

3. Planejem juntos uma noite do pijama 

Com certeza, muitos pais carregam a vontade de montar uma noite de pijama divertida desde a infância. Desse modo, colocar essa ideia em prática pode ser um momento especial tanto para as crianças menores quanto para quem nunca deixou de se sentir como uma quando o assunto é uma programação especial. 


Espalhe colchonetes e cobertores pela sala. Se possível, faça tendinhas com o lençol preso em cabos e pendurados em cordas para criar o cenário. 


Além disso, elabore alguns atrativos para noite: historinhas, brincadeiras, lanches... Você pode pedir a ajuda dos pequenos para escolher o que cabe nessa etapa. 

4. Crie estratégias alternativas de aprendizado

Por fim, também vale criar algumas estratégias entre as alternativas de lazer que estimulem o aprendizado e o conhecimento. Muitas crianças adoram um desafio e é importante lembrar o quanto eles podem contribuir com o desenvolvimento dos pequenos, mesmo que de forma lúdica. 


Uma nova língua, novas habilidades - como desenho, costura, tocar instrumentos musicais -, novos esportes, pequenas superações de alguns medos próprios da idade de cada criança… com certeza são coisas que elas vão levar na memória por toda vida. 



Preparado para investir nas nossas ideias criativas para as férias dos pequenos? Aproveite e conheça nossa sessão de brinquedos! Temos uma série de opções que com certeza a criançada vai amar.