Nada melhor do que conseguir alinhar a educação dos pequenos com um espaço em casa onde eles possam se sentir confortáveis e deixar a criatividade aflorar, não é mesmo? Para isso, um cantinho da leitura para crianças pode ser uma ótima alternativa. Ele contribui com a aprendizagem sem perder os momentos lúdicos que elas tanto precisam. 


Além disso, se incentivado desde a infância, o hábito e gosto pela leitura tendem a se tornar ainda maiores e mais produtivos conforme os anos passam. 


Quer saber como criar esse ambiente na sua casa? Neste post, daremos 4 dicas para montar um cantinho da leitura para crianças e usufruir desse espaço com seus pequenos ao máximo. Confira abaixo! 

1. Capriche na decoração

Geralmente as leituras levam tempo e, dependendo da temática, ter um ambiente que favoreça a viagem pelo universo da imaginação da criança é muito importante para que a atividade ganhe o gosto do seu pequeno. 


Desse modo, ao pensar em criar o cantinho da leitura, seja ele isolado ou agrupado com o quarto e a área de brincar, a decoração deve estar alinhada com a utilidade e o conforto da criança no espaço. 


Cores, desenhos, os personagens favoritos, alguns acessórios que possam ajudar a ir além da história como lápis de cor, hidrocor e papéis para desenho… Todos esses elementos podem ser bons aliados nessa composição. 


Dentro disso, é importante considerar também que esse espaço deve ser não só confortável como também acessível para as crianças terem a liberdade na utilização do ambiente. Dessa forma, mantenha os livros em lugares que eles possam alcançar, assim como os demais itens. 

2. Escolha bem os livrinhos

Para incentivar a criança no universo da leitura, é interessante levar em conta os gostos dela e o que poderia contribuir com o seu desenvolvimento, seja ele intelectual ou emocional. 


Existem inúmeros formatos de livro, de diferentes utilidades, e a escolha deles pode interferir diretamente no gosto que o pequeno tomará pela leitura. Uma boa sugestão nesse caso é deixar que ele escolha alguns dos livros junto com você. 


Desse modo, você não só permite que a criança crie autonomia para seguir com o hábito como também consegue conhecer um pouco melhor sobre os interesses e gostos do seu filho. 

3. Crie uma rotina 

De nada adianta preparar o cantinho com todo carinho e criatividade se a utilização do espaço não for implantada na rotina da criança. 


Por isso, criar uma rotina de estudos ou de leitura é essencial para que a criança consiga se adaptar ao local e à atividade que vai ser exercida ali a partir de agora. 

4. É importante estar presente! 

A dica de ouro para conseguir todo sucesso do cantinho da leitura sem dúvidas é tornar esse processo colaborativo, fazendo disso um projeto em conjunto. 


É importante que a criança sinta que não está sozinha e a presença dos pais ou responsáveis serve como um dos principais incentivos. 


Esse acompanhamento é muito especial, principalmente para as crianças mais novas que ainda não conseguem desenvolver bem a leitura. Por isso, invista na contação de histórias! Você pode usar recursos como fantoches ou até mesmo brinquedos que você tem em casa para tornar o momento mais atrativo.




Gostou das nossas dicas? Agora é a hora de começar a pesquisar inspirações para deixar esse cantinho do jeitinho que seu pequeno precisa e merece! Seguindo as nossas dicas, certamente não vão faltar histórias para contar.