contato@casavieira.com.br | (82) 2123 4350

Vinho e São João: dicas de harmonização e drinks para as festas juninas!

19 de junho de 2019





Quem é fã de um bom vinho não precisa deixar de provar a bebida durante as festas juninas! Muito pelo contrário: é possível, além de harmonizar com as comidas típicas, fazer alguns drinks deliciosos com vinho para as festas!
 
Se você ficou curioso e deseja saber com qual vinho as comidas da época junina combinam, continue lendo nosso texto e deixe seu São João ainda mais saboroso!
 

Vinhos e comidas típicas

Primeiramente, é interessante saber que a maioria das comidas típicas juninas caem muito bem com vinho. Porém, qual deles você deve harmonizar com qual é o que responderemos agora. Confira:
 

Pratos salgados com milho

Para harmonizar os pratos típicos salgados feitos com milho, experimente os vinhos brancos ou rosés, que possuem sabor mais atenuado e não interferem no sabor.
 

Caldo verde

O caldo verde nada mais é que uma sopa feita com base de couve e linguiça. Além de esquentar esse período que é tradicionalmente mais frio, ele é um dos queridinhos das festas juninas. Para harmonizar o vinho com o caldo, tome-o com um bom vinho tinto. 
 

Pratos doces de milho

Já para pratos doces de milho, que são muitos, você pode degustá-los com espumantes ou  vinhos tintos leves. Eles não interferem no sabor do prato e certamente os deixarão ainda mais saborosos!
 

Pratos com amendoim

Tão famoso quanto o próprio período junino é o próprio pé-de-moleque. Além de simples, é a sobremesa mais degustada dessa época. Entretanto há bolos e outros pratos salgados feitos com amendoim. Para eles, o mais recomendado é experimentar um vinho tinto do Porto como acompanhamento.
 
 

Drinks com vinho

Para quem quer entrar no clima junino e experimentar as bebidas típicas da época, tem duas receitas perfeitas para servir nas festas juninas. Confira!
 

Vinho quente

Clássico da época junina, o vinho quente deixará seu arraial ou festa ainda mais saborosa. Aprenda a fazer:
 

Ingredientes

1 litro de vinho tinto;
3 xícaras de chá de água;
2 maçãs picadas;
1 xícara e meia de açúcar;
Canela em pau e cravo a gosto.
 

Modo de preparo

Em uma panela grande e funda, adicione o açúcar e deixe caramelizar. Adicione depois a água, cravo, canela e por último o vinho. Mexa tudo bem até ficar bem homogêneo e finalize adicionando as maçãs. Deixe ferver e espere mais cinco minutinhos. Depois é só desligar e servir.
 

Sangria

Se você preferir uma bebida geladinha, nada como uma boa sangria para refrescar! Veja como fazer:
 

Ingredientes

1 garrafa de vinho tinto seco
1 lata de refrigerante sabor limão
1/2 copo de suco de laranja coado
1/2 copo de suco de limão coado
1 cacho grande de uvas sem sementes
1 abacaxi picado 
2 maçãs picadas
5 fatias grossas de laranja com casca
Açúcar a gosto
3 cravos da índia
Gelo a gosto
 

Modo de preparo

Em uma jarra, coloque as frutas em pedaços e adicione o açúcar. Logo após, acrescente o suco de laranja, o vinho, o refrigerante, os cravos, o gelo e misture tudo. Misture, leve à geladeira para manter gelado e retire para servir.
 
 
Gostou das dicas? Se ficou com vontade de experimentar esses drinks ou tomar um bom vinho, harmonize-os com as receitas do nosso e-book de comidas juninas! Clique aqui para baixá-lo e confira 20 pratos especiais dessa época. Além disso, para continuar recebendo nossas novidades, assine nossa newsletter e nos siga nas redes sociais!



Leia Também



Como identificar os motivos de choro de um bebê

Se você fica angustiada por não saber o motivo pelo qual seu bebê está chorando, precisa aprender o quanto antes a identificar os principais motivos. Confira aqui como fazer isso!

Leia mais


Casa Vieira Praia recebe feira de adoção de animais

Ação feita em parceria com a ONG Pata Amada encaminhou 10 animais, entre cães e gatos, para um novo lar

 

Leia mais


Casa Vieira promove comemoração de Dia dos Pais com 'Espaço do Homem'

Ação contou contou com cortes de barba e cabelo para os clientes da loja. Confira!

Leia mais