Um tapete pode ser bonito e funcional, servir para trazer mais conforto ou simplesmente alegrar o ambiente. Mas é preciso tomar cuidado na hora da escolha.

Por isso, reunimos aqui algumas dicas para te ajudar nessa tarefa. Você vai ver que com alguns cuidados não é tão difícil encontrar o tapete ideal para qualquer ambiente da casa. Confira!

 

O tapete ideal para a sala

Umas das primeiras coisas a se pensar na hora de escolher um tapete é o tamanho. O tamanho do tapete ideal deve ser proporcional ao do ambiente em que ele vai estar. 

Na sala o mais comum é que ele ocupe o espaço central. Nesse caso, o aconselhável é que o tapete sirva de moldura para os móveis que ficarão em cima dele. Por isso, ele deve ter pelo menos de 15cm a 20cm embaixo do mobiliário. 

Assim, seguindo a linha do sofá e ficando embaixo da mobília no centro, o tapete não só cumpre essa função de moldura como ajudar a evitar acidentes. Afinal, quando as bordas do tapete não estão embaixo dos móveis a chance de alguém tropeçar nelas é maior. 

 

O tapete ideal para o quarto

Assim como para a sala, o formato de tapete mais indicado para quartos são os quadrados ou retangulares. Isso porque tapetes maiores, e nesses formatos, ajudam a “ampliar o cômodo”. 

Além disso, cuidado com a cor. Aqui, da mesma forma que em outros ambientes, é importante manter o equilíbrio. Portanto, opte por um tapete que não “brigue” com os outros itens do espaço. Se, por exemplo, o quarto já tiver muitos itens coloridos, um tapete mais neutro pode ser a melhor opção.

 

O tapete ideal para a cozinha e banheiro

Para a cozinha alguns cuidados extras são fundamentais. Uma ótima dica é evitar tapetes que sujem com facilidade. Optar por modelos antiderrapantes também é outra boa alternativa.

Já no banheiro, a importância de um tapete antiderrapante é ainda maior. Assim como tapetes que sejam fáceis de serem removidos. Eles ajudam a facilitar a limpeza do local.

Por fim, nos materiais, dê preferência às fibras sintéticas. Elas contribuem para evitar a proliferação de fungos, característica importante em lugares úmidos como banheiros. 


Aprendeu como escolher o tapete ideal para cada ambiente? Então que tal procurar algum para o seu espaço? Continue acompanhando o nosso blog e nos siga nas redes sociais para não perder nenhuma das nossas ofertas.