Se você já utilizou química em seus cabelos, sabe que é preciso tomar certas precauções com esse tipo de produto para que seus fios não percam a vitalidade. Entretanto, para a felicidade daquelas que adoram mudar a cor das madeixas, existem os shampoos tonalizantes. 

Eles são a opção ideal para quem já pintou o cabelo e deseja manter a cor viva por mais tempo, mas também para aquelas mulheres que estão começando a ficar com alguns fios brancos. 

Além disso, o produto também é indicado por conta de sua formulação, que leva menos substâncias químicas que as tinturas tradicionais. Dessa forma, é indicado para boa parte das situações. Entenda um pouco mais sobre ele em nosso texto!


Como o shampoo tonalizante funciona?

Assim como uma tintura, o shampoo tonalizante age nos fios trazendo para eles a cor desejada. Entretanto, pelo fato de não haver tantos componentes químicos em sua fórmula, eles podem ser utilizados nos cabelos com mais frequência. Por isso, é ideal para manter a coloração do cabelo após o uso da tintura. 

Todavia, é importante ressaltar que sua ação não é tão eficiente quanto o processo de tintura, pois esse tipo de shampoo não consegue abrir as cutículas do cabelos e adentrar em sua estrutura. Além disso, não há outro agente de fixação da cor: a amônia. Dessa forma, seu uso é indicado como complemento da tintura. 

 

Leia mais: cuidados com cabelos crespos que você precisa ter

 

Quando é recomendado utilizá-lo?

O uso de shampoos tonalizantes é recomendado para quem deseja cobrir fios brancos e, como já foi dito, manter a cor viva dos fios sem passar pela tintura. Esse tipo de shampoo também é ideal às mulheres que já utilizaram outros tipos de química no cabelo, como alisantes, pois não prejudica os fios. 

Além disso, seu uso reacende a cor dos cabelos que ficaram desbotados. Entretanto, seu uso não é indicado para mulheres que querem fazer mudanças radicais e modificar completamente a cor do fio, principalmente se seus cabelos forem escuros. Afinal, sua função é de tonalizar, e não pintar.

 

Entre as vantagens de utilizar o shampoo tonalizante estão:

Diminuir o contraste de tons: o produto ajuda a amenizar a diferença de cor entre o natural da raiz e o tingimento das pontas;

Dar mais brilho à cor: o shampoo tonalizante também é indicado para dar brilho reavivar a cor de cabelos tingidos;

Colorir cabelos danificados pela química: quem faz relaxamento, selagem e outras químicas agressivas ficam com seus cabelos sensíveis. Por isso, nessas situações, o shampoo tonalizante é o mais indicado. Isso porque ele agride menos a fibra capilar e é menos nocivo para estes cabelos já fragilizados;

Efeito matizador: você pode mudar a cor dos cabelos gradualmente ou neutralizar o efeito amarelado-alaranjado que a descoloração causa. Porém, o ideal é utilizar os shampoos matizadores, específicos para isso. 

 

Recomendações de uso para shampoos tonalizantes

Ao contrário das tinturas convencionais, os shampoos tonalizantes devem ser aplicados no cabelo ainda úmidos e, de preferência, já limpo. Afinal, a oleosidade natural do cabelo pode interferir na penetração do pigmento.

Você deve aplicar o produto nos cabelos de maneira uniforme e sem espalhar. Após isso, aguarde o tempo recomendado na embalagem do produto e retire-o. Se o shampoo escolhido tiver ampola de hidratação, a utilize logo após o uso. Elas servem para hidratar o cabelo e intensificam o brilho da coloração.