contato@casavieira.com.br | (82) 2123 4350

Reconstrução capilar: o que é, benefícios e como fazer

28 de janeiro de 2019



Você já deve ter ouvido falar da reconstrução capilar inúmeras vezes, mas existem muitas dúvidas relacionadas a esse processo. Afinal, o que ela é e por que é fundamental fazê-la em seus cabelos? 

As etapas de reconstrução são uma rotina criada para recuperar a vitalidade dos fios: o cronograma capilar. Basicamente, esse cronograma consiste em hidratação, nutrição e, por fim, a reconstrução. Cada um desses processos oferece uma solução específica para os cabelos, e a necessidade de intensificar um ou outro varia conforme a necessidade dos seus fios. 


O que danifica os cabelos?

Em geral, os fios são danificados por uma série de fatores externos. Os principais são a exposição aos raios solares, o cloro presente na água de piscinas e o uso excessivo de chapinhas e outros produtos termoativados. 

Além disso, procedimentos químicos como tinturas e descoloração, mesmo quando feitos de forma correta, também retiram nutrientes dos fios. Se os seus fios estão quebradiços, porosos, com elasticidade, sem brilho ou secos, significa que eles precisam passar por esse tratamento.


Leia também: Benefícios de produtos com óleo de coco para os cabelos

 

Teste de porosidade

Antes de qualquer coisa, é preciso saber o que seu cabelo realmente mais precisa no momento. Para isso, você precisa fazer um teste simples - mas importante - que indica como está a saúde dos fios. Ele se chama teste de porosidade e consiste, basicamente, em colocar um fio de seu cabelo num copo d’água. Confira:

Se o fio boiar, ele precisa de hidratação. Caso ele fique no meio do copo, precisa de nutrição. Por fim, caso ele afunde, é necessário o processo químico de reconstrução. Além do teste de porosidade, entretanto, é possível reconhecer um cabelo que precisa fazer a reconstrução capilar ao senti-los finos e quebradiços.

 

Próximos passos

Pelo fato de ser a etapa mais “pesada” do cronograma capilar, a reconstrução deve ser feita apenas se o cabelo realmente necessite do processo. Afinal, os fios irão receber uma grande quantidade de massa capilar por meio de banhos de queratina, o principal nutriente a ser reposto.

Ela deve ser feita com menos frequência pois, em cabelos muito danificados, receber esse nutriente subitamente pode causar o efeito contrário: as pontas ficam espigadas e o resto da extensão dos fios dura e quebradiça. 


Quais produtos usar?

Além da queratina, outros nutrientes são essenciais para a reconstrução da fibra capilar. O colágeno é um deles. Seu uso retém a água presente nos fios e uniformiza as cutículas, hidratando o cabelo e prevenindo a quebra.

Já a creatina auxilia na composição da cadeia de queratina dos fios, ao mesmo tempo em que repara os danos causados pelos agentes externos já citados. Outro ingrediente importante é a arginina, que reconstrói os fios de fora pra dentro. Por fim, a cisteína fortalece os fios e alinha as cutículas. 

Confira o ciclo que você deve seguir caso reconstruir seja prioridade em seu cronograma capilar. Lembrando que é perfeitamente possível fazer reconstrução capilar em casa e, além disso, é recomendável que a cada semana sejam feitos três procedimentos nos fios. Confira :


1ª semana: Reconstrução - Hidratação - Nutrição

2ª semana:  Hidratação - Nutrição - Hidratação

3ª semana: Reconstrução - Hidratação - Nutrição

4ª semana: Hidratação - Reconstrução - Hidratação


O ciclo do cronograma capilar é fechado, geralmente, dentro de quatro semanas. Ao término desse período, os efeitos já podem ser sentidos. Entretanto, para intensificar os resultados, é preciso refazer o tratamento periodicamente com máscaras de reconstrução apropriadas para seu tipo de cabelo.

Entendeu como funciona o processo? Caso surjam dúvidas, pode contar com a gente! Além disso, se quiser continuar acompanhando nossas novidades, cadastre-se no formulário aí em cima! Já para encontrar shampoo antirresíduo, máscara de reconstrução e outros produtos essenciais para fazer sua rotina de cuidados com os cabelos, passe em uma unidade da Casa Vieira mais próxima de você e comece o quanto antes a ostentar cabelos magníficos!




Leia Também



Tintura para cabelo: confira os tipos e saiba qual escolher

Escolher a melhor tintura para cabelo depende de uma série de fatores. Por isso, falaremos aqui sobre os tipos de tintura e para qual finalidade cada uma é indicada. Assim você poderá decidir qual é a melhor tintura para você. 


 

Leia mais


Casa Vieira realiza evento voltado para noivas e noivos

Nos dias 6 e 7 deste mês a Casa Vieira promoveu o “Quem Casa, Quer Casa Vieira”, um evento criado com o objetivo de ajudar noivos a planejarem o casamento dos seus sonhos. Quem compareceu pôde conferir diversas atrações, tudo gratuitamente!

 

Leia mais


Tipos de travesseiro: como escolher o certo?

Escolher o travesseiro certo é fundamental para uma boa noite de sono. Pensando nisso, apresentamos abaixo os quatro tipos de travesseiro mais comuns no mercado. Assim você poderá decidir qual é o modelo ideal para você.

Leia mais