Com a tendência cada vez mais presente dos apartamentos compactos, ter pouco espaço na cozinha tem se tornado uma realidade cada vez mais comum. Mas isso não precisa ser sinônimo de problema, muito pelo contrário! Hoje em dia existem muitos utensílios que podem te ajudar a lidar com a limitação de metros quadrados na cozinha de casa. 


Por isso, neste post vamos te mostrar 5 desses itens para facilitar seu dia a dia e otimizar, também, o pouco espaço na cozinha, confira abaixo! 

Potes multiuso

Se o assunto é organização e otimização de espaço na cozinha, os potes devem ser os itens principais da sua lista. Apesar de não ser novidade, é sempre bom lembrar que eles são muito úteis para o armazenamento de uma série de coisas indispensáveis para a rotina. 


Super versáteis, os potes podem ser encontrados em todos os tipos de formatos, cores e tamanhos. Ademais, como já foi dito, servem para armazenar diferentes tipos de coisas que podem ocupar espaço na cozinha como alimentos, temperos, acessórios, talheres e etc. 

Caixas organizadoras

Ainda que sejam itens diferentes, potes e caixas organizadoras desempenham a mesma função: armazenamento. Porém, as caixas servem para guardar itens maiores e, se forem compradas com cores e estilos legais, podem fazer parte da decoração! Além disso, é possível utilizar a caixa como uma gaveta para guardar alguns potes, por exemplo.


Elas também podem ser encontradas em diferentes tamanhos e até mesmo com divisórias para facilitar a organização. Isso também pode facilitar a procura por itens que estiverem armazenados nela.  

Divisórias

Outro bom exemplo de facilitador quando o assunto é a otimização do espaço da cozinha são as divisórias, que tem se tornado cada vez mais conhecidas na busca por organização. Assim como nas caixas organizadoras, elas podem facilitar a arrumação dos itens através da classificação em que estarão agrupados. Com isso, é possível fazer a separação correta de garfos, facas, colheres e utensílios de tamanhos maiores ou menores. Inclusive, também é possível setorizar armários, caso o seu não possua esse tipo de funcionalidade.


Ganchos 

Um bom esquema para otimizar espaço em cozinha pequena é dispor os utensílios com fácil acesso e visibilidade. Por isso, os ganchos podem ser ótimos aliados para quem quer manter tudo em ordem e com praticidade. 


Você pode encontrar ganchos individuais ou em conjunto dos mais diversos tipos de material (aramado, de madeira, de plástico, etc). Neles é possível pendurar kits de cozinha como conchas, escumadeiras e pegadores. Até panelas menores, que são usadas com certa frequência, podem ficar nos ganchos. 

Bandejas 

Por fim, as bandejas podem funcionar como espaço para reunir acessórios, potes pequenos e itens que vão à mesa, como açúcar, manteiga, adoçante e outros. Elas também podem ser encontradas em diversos tipos, cores e tamanhos que se adequam a decoração da sua cozinha. 


Viu só? Ter uma cozinha pequena e organizada em casa pode parecer difícil, mas é perfeitamente possível com os itens que citamos. Além de otimizar o espaço e facilitar o dia a dia, eles também tornam a limpeza da cozinha muito mais prática evitando a retirada de item por item.


Ademais, se você gostou desse post, não deixe de conferir mais dicas como essa e novidades para a sua casa em nosso blog!