Mais um ano começou e nada melhor do que colocar as coisas em ordem para não deixar nada passar batido em meio a correria da rotina não é mesmo? Aniversários, eventos importantes, as metas para o novo ano… A lista é grande! Nesse caso, para tornar isso possível, uma boa alternativa é contar com bons auxiliares como um planner ou agenda. 


Apesar de já terem caído no gosto do público e possuírem uma finalidade semelhante, os dois podem ser bem diferentes. Você sabe qual é a diferença entre eles? Como escolher a opção que mais combina com você de acordo com seu perfil? Te mostraremos neste post! 

Planner x Agenda

Não é difícil confundir os dois, tendo em vista que muitos modelos são praticamente iguais esteticamente e até mesmo internamente no registro das informações. Desse modo, para começar a descobrir qual é a diferença entre os dois, o primeiro passo é entender bem sobre a funcionalidade de cada um. 


A agenda é feita em formato diário, ainda que também conte com as marcações dos meses e do ano. Nela você pode anotar os compromissos do dia e algum dado importante para aquela data. 


Ademais, apesar de existirem diferentes modelos de agenda no mercado, elas costumam seguir um modelo fixo. Desse modo, mesmo rasurando a folha, ela continuará com os registros de uma data específica e em alguns casos até com marcações de horas. 


Já no caso do planner, a agenda passa a ser apenas mais uma das utilidades do organizador. Composto por uma proposta personalizável a mais completa, com relação às funcionalidades, ele tem conquistado quem procura por uma organização maior. 


Ele também pode ser um ótimo aliado no planejamento financeiro e pessoal de quem opta pelo seu modelo. Com ele é possível marcar a etapa de algum processo pelo qual você esteja passando ou aprendendo, ajudando a avaliar seu rendimento. 

Como escolher entre eles?

Tudo vai depender muito do seu objetivo com o novo organizador. Se você pretende ter um local onde possa anotar lembretes para ajudar a memória a não deixar passar nenhum compromisso, o ideal seria investir em uma agenda. Em linhas gerais, ela é ótima para quem precisa marcar compromissos importantes e tarefas de rotina. 


Já o planner é recomendado para quem deseja registrar planos e projetos. Uma nova dieta, um cronograma, uma meta a longo prazo… Ideal para quem gosta de deixar tudo registrado no papel mesmo fazendo parte da lista “não oficial”. 


Nesse caso, você pode escolher entre um deles de acordo com a sua necessidade no momento ou optar pelos dois e utilizar cada com sua funcionalidade. A agenda serve como um ótimo auxiliar para o meio profissional e o planner pode acompanhar todos os outros projetos pessoais que precisam ser registrados. 



Agora você já sabe como diferenciar e escolher entre planner ou agenda. Então, não deixe de conferir nossa sessão de papelaria e aproveitar nossa variedade de itens para sua organização! Além disso, acompanhe também as dicas e curiosidades para você e sua casa em nosso blog. Estamos sempre separando uma série de novidades por lá!