Depois de dizer “sim”, o próximo passo é pensar na organização do seu casamento.

Sabemos que ser noiva não é uma das tarefas mais fáceis, em especial quando você chega no momento de planejar o seu matrimônio.

 

Com certeza este é um dos maiores projetos de vida, não só seu, mas do casal como um todo. Porém, com um bom planejamento, é possível organizar um casamento mágico e com todos os detalhes que uma linda festa pede. Pensando nisso, criamos um passo a passo simplificado de como planejar um casamento, repleto de dicas que você certamente vai precisar para organizar um dos dias mais especiais da sua vida da melhor maneira. E o melhor, sem nenhum mistério!

Se você deseja saber como organizar um casamento passo a passo, certamente este post é dedicado a você. Confira!

 

Como começar?

Primeiramente, a dica é começar a pensar, friamente, no tempo que você terá até do dia de se casar. Na maioria dos casos, os noivos já começam os preparativos para o casamento com pouco tempo para organizá-lo, o que não é nada indicado. Pense também no local que vocês irão viver depois do casamento, pois com certeza, organizar seu casamento sem essa preocupação já irá ajudar bastante.

 

Contrate bons serviços

Em relação aos serviços que serão contratados para o dia do casamento, atente-se aos que oferecem produtos de qualidade. Vocês não devem escolher somente pelo valor, pois muitas vezes o barato acaba saindo caro. A festa do seu casamento acontece uma vez na vida, por isso, cuidado nessa etapa. Você só se casa uma vez! 

 

Atente-se às despesas

Depois da data definida, será útil adquirir uma pasta com divisórias, onde vocês poderão arquivar recibos, orçamentos, notas fiscais e tudo aquilo que for contratado. Ou seja, tudo que envolva as negociações e fechamentos de contratos relacionados ao seu casamento. Defina também uma estimativa de orçamento para o evento, além de escolher a dedo a equipe que irá organizar a cerimônia. Uma boa ideia é contratar uma assessoria de casamento.

 

Organize a cerimônia o quanto antes

Reserve a data na igreja ou no local que deseja realizar sua cerimônia. Para isso, visite todos os espaços que você tem em mente, a fim de escolher o local com muita cautela. Logo após a organização, chega o momento de planejar sua lista de convidados. Lembre-se que, em muitos casos, não vale a pena fazer um megaevento, a não ser que seja o seu desejo. Porém, casamentos possuem um ar mais intimista, por isso a dica é pensar em uma lista de convidados mais restrita. Dê preferência a familiares e amigos íntimos do casal.

 

Detalhes fazem a diferença

Procure por fotógrafos e cinegrafistas de confiança, marcando reuniões e conhecendo profundamente o trabalho de todos para não cair em ciladas. Aqui também vale a premissa de que o barato sempre acaba saindo mais caro. Atenção também para decoradores e floristas, tanto para a cerimônia quanto para a festa do casamento. Efetue a confirmação do local onde será a festa e se, junto ao espaço, serão disponibilizados alguns móveis. Se não estiver no pacote, será preciso procurar fornecedores. 

 

Buffet

Escolha o tipo de buffet a ser servido: franco-americano, à francesa ou coquetel. Para isso, faça visitas e degustações de todo o cardápio que será oferecido no grande dia. Escolha, ao menos, cinco opções e não se esqueça de levar seu cônjuge em todas as degustações.

 

Entretenimento

Não se esqueça da contratação dos profissionais responsáveis pelo entretenimento da festa do seu casamento, como cenografia, banda ou DJ, assim como a iluminação e empresas que irão fazer parte do bar de sua festa.

 

Convites

Atenção para os convites, padrinhos, madrinhas, daminhas e pajens. Defina também como será o “save the date”. Ele pode ser impresso, em formato de folder, ou digital, em foto ou vídeo.

 

Lista de presentes

Por fim, um ponto fundamental é o momento de fazer sua lista de presentes. Para isso, você precisa contar com quem entende do assunto e tenha todos os produtos com a qualidade que seu novo lar merece. Venha fazer sua lista de casamentos conosco da Casa Vieira Magazine, e tenha produtos de extrema qualidade e com a assessoria que você merece.