Economizar é importante, mas o preço não deve ser o único aspecto a ser pensado na hora da compra do material escolar do seu filho. Também é fundamental verificar se o produto selecionado é o mais apropriado para ele. 

Para tudo o que for ser escolhido é preciso considerar a idade da criança e de que maneira o material será usado por ela. 

Porém, no caso da mochila isso se torna ainda mais necessário, já que comprar o modelo errado ou usá-lo de forma inadequada pode trazer problemas para a saúde do seu pequeno.

Portanto, embora elas sejam super práticas, na hora de escolher uma mochila é preciso observar bem o modelo e, depois de comprá-la, orientar a criança a usá-la da maneira correta.

 

Como escolher o modelo de mochila ideal?

O ideal é que a mochila escolhida tenha um comprimento que corresponda ao tamanho do tronco da criança. Além disso, com as alças deve-se ter um cuidado especial: elas precisam ser acolchoadas, firmes e reguláveis; com uma largura mínima de 4cm. 

Ademais, como a parte inferior da mochila deve ficar até 5cm da linha da cintura e a mochila precisa estar sempre junto ao corpo, os modelos com cinto abdominal podem ajudar. Isso irá contribuir para o equilíbrio do peso.

Os tipos com rodinha são uma opção, principalmente nos casos em que a criança tem um quantidade considerável de material escolar para carregar. Entretanto, é preciso observar se a criança sobe ou desce muitas escadas na escola em que estuda, caso em que a mochila com rodinha não se mostra a escolha mais conveniente. 

 

Oriente sobre o uso correto do material

Por fim, oriente seu filho a usar o material escolar corretamente. No caso da mochila, segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, o ideal é que o peso carregado pela criança na bolsa não ultrapasse 10% do seu peso corporal. 

Por isso, é importante conversar com ela e ficar de olho no que ela está levando para a escola, a fim de que ela carregue somente o necessário e, além disso, sempre utilizando as duas alças. Outra coisa a ser feita é organizar a mochila de uma maneira que os objetos mais pesados fiquem no centro e próximos das costas. 

Viu como é importante saber e orientar seu filho quanto ao uso do correto da mochila? Agora que você já sabe como fazer isso, confira essa e outras dicas imperdíveis que te farão economizar na compra do material escolar. Clique aqui e baixe nosso e-book gratuitamente!