Dar e ganhar presentes é sempre muito bom, ainda mais quando se percebe toda a dedicação que foi depositada nele para agradar quem recebe. Nesse caso, não é só o item que chama a atenção, mas também a embalagem que pode surpreender com o capricho aplicado em cada detalhe. Dentro disso estão inseridos os laços decorativos, um verdadeiro destaque nas embalagens de presente. 


Apesar da grande variedade de modelos encontrados já prontos no mercado, saber fazer laços decorativos para presente em casa é um bom coringa para imprevistos e para quem deseja deixar seu toque no embrulho. Quer aprender como fazer? Acompanhe abaixo! 

Escolha os materiais 

Alguns detalhes fazem toda a diferença e a escolha do material para a produção do laço é uma delas. Principalmente se você não tem muito jeito com esse tipo de prática ou se pretende dar um toque diferenciado ao seu presente. 


Em meio a tanta variedade de espessuras, tamanhos e cores os tipos mais comuns são:


  • Fita de tecido: Mais fáceis de manusear e mais duráveis, os modelos de tecido roubam a cena em muitas embalagens. Tanto os modelos já decorativos quanto os de cetim podem garantir ótimos laços. Ademais, demonstram capricho e cuidado com o presente. 


  • Fita de plástico: Tradicionais como os modelos de tecido, os laços decorativos para presente feitos com fita de plástico são fáceis de encontrar e manusear. No entanto, não possuem tanta resistência como os de tecido e podem se desgastar com facilidade. 

  

  • Papel: Que o papel de presente é ótimo para embrulhos todo mundo já sabe, mas essa não é sua única utilidade. Ele também fica ótimo na para a confecção de laços. 


  • Feltro: Há quem goste de ir um pouco além no cuidado e prefira caprichar ainda mais no presente. Nesse caso, os lacinhos de feltro podem ser uma ótima alternativa de demonstrar carinho. 

Modelos de laço

A variedade entre os laços presentes não se limita apenas às cores e materiais. Um outro ponto que costuma chamar atenção na hora de demonstrar cuidado e carinho por quem você ama são os modelos. Entre os principais estão os modelos simples, duplos, chanel e o laço de flor, semelhante a uma bolinha de fita.

Ademais, também dentro desses modelos e com os materiais citados acima existem os tipos costurados, com um acabamento impecável e maior resistência dos materiais, os dobrados e entrelaçados feitos a mão e os que são produzidos com efeitos de tesoura formando cachos na fita. 


Neste último modelo, basta pressionar e deslizar a tesoura na fita decorativa de plástico com a parte exterior e logo se verá o resultado. Ele não só serve para formar um modelo de laço como também pode ajudar a produzir um acabamento delicado para as versões simples com o que restar da fita. 


Viu só? Agradar e surpreender quem você ama pode ser mais fácil do que se imagina com belos embrulhos e laços decorativos para presente feitos em casa. Não deixe de conferir outras dicas como essa em nosso blog! Ele está repleto de novidades e curiosidades para você e sua casa.