Quem nunca ficou com água na boca vendo um bolo vulcão ou até mesmo uma das várias receitas com forma ballerine? Preparar aqueles bolos incríveis que você só podia ver por foto tem se tornado cada vez mais fácil. Hoje em dia existem vários facilitadores para transformar esse desejo em realidade e a forma ballerine (ou piscininha) é um deles. 


Neste post te ensinaremos 3 receitas com forma ballerine que vão ser um sucesso na sua cozinha e para os seus convidados, confira abaixo!


Bolo de cenoura com chocolate

Para começar, uma receitinha que tem o gostinho e a memória de visita as avós: o clássico bolo de cenoura com chocolate! Nas receitas com forma ballerine ela consegue ficar ainda melhor com uma explosão de chocolate. Assim fica difícil de resistir não é mesmo?


Para o preparo da massa dessa delícia você vai precisar de: 


- 3 ovos;

- 2 xícaras de açúcar;

- 3/4 de xícara de óleo;

- 3 cenouras médias;

- 2 xícaras de farinha de trigo sem fermento;

- 1 colher de sopa de fermento químico em pó;


e para o recheio de brigadeiro:


- 1 lata de leite condensado;

- 6 colheres de sopa de achocolatado em pó;

- 1 colher de sopa de manteiga; 

- ½ caixinha de creme de leite (cerca de 100g);


No liquidificador coloque os ovos, o óleo e o açúcar. Após misturá-los, adicione a cenoura e bata todos os ingredientes junto com ela. Em uma tigela, despeje o que foi batido no liquidificador e adicione a farinha de trigo, misturando até engrossar. Depois disso, basta colocar o fermento e levar ao forno pré aquecido a 180° por aproximadamente 40 minutos. 


Para o recheio, basta seguir a tradicional receita de brigadeiro e colocar no bolo pronto. 

Bolo de mousse de limão 

Outro sucesso com a forma ballerine são os bolos de limão. Tanto com a tradicional cobertura decorada com merengue quanto com o recheio de mousse, não tem quem resista. É de encher os olhos e ficar com água na boca! 


E a receita é simples, para o preparo da massa separe: 

- 3 ovos; 

- 120 ml de óleo; 

- 240 ml de leite; 

- 1 xícara de açúcar (medidas da xícara 240g);

- 2 xícaras de farinha de trigo;

- 1 colher de sopa de fermento em pó; 

- 1 sachê de gelatina de limão; 


E para a cobertura de mousse:

- 2 caixinhas de leite condensado 

- 200g de creme de leite 

- suco de 2 limões 


Seguindo basicamente os mesmos passos de preparo da receita anterior, adicione no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar, o leite e a gelatina de limão e bata até que se torne uma mistura homogênea. Depois disso, ainda no liquidificador, coloque as duas xícaras de farinha de trigo sem fermento e o fermento em seguida. 


Leve ao forno também pré aquecido a 180 graus e adicione a cobertura no bolo já frio. 


Diferente do brigadeiro da cobertura da primeira receita, os ingredientes do mousse são batidos no liquidificador e é adicionado em temperatura ambiente sem ser levado ao fogão.


Para decorar, você também pode adicionar raspinhas de limão e até rodelinhas do fruto.

Bolo de casadinho

Por fim, uma novidade cheia de sabor é o bolo casadinho: metade massa branca, metade chocolate, feito para atender a todos os gostos! Diferente do mesclado, como já foi dito, nesse modelo as partes são divididas por igual, garantindo a singularidade de cada sabor. 


Seus ingredientes para a massa são:


- 4 ovos 

- 120 ml de óleo 

- 1 xícara de açúcar (medidas da xícara 240 ml)

- 1 xícara de leite 

- 2 xícaras de farinha de trigo 

- meia colher de sopa de fermento em pó para cada massa 

- 3 colheres de sopa de chocolate em pó 55% 


Para a cobertura: 


- 100g de chocolate ao leite 

- 100g de chocolate branco 

- 1 lata de leite condensado 

- 1 colher de sopa de amido de milho 

- 1 gema 

- 240 ml de leite 


Bata os ingredientes da massa no liquidificador e divida a massa por igual em dois recipientes. Adicione farinha de trigo e fermento nas duas massas em medidas iguais (ou seja, a quantidade indicada nos ingredientes para massa, dividida em duas quantidades iguais). Em uma das massas adicione o chocolate em pó e finalize a mistura dos ingredientes a mão, nas duas massas. 


Despeje as massas cuidadosamente separadas ao mesmo tempo na forma para que preencham as metades por igual. Leve ao forno pré aquecido a 180 graus e espere esfriar.


Para o recheio coloque o leite condensado, o amido de milho, a gema e o leite em uma panela e misture em uma temperatura média no fogão. Depois, divida esse creme em dois recipientes e misture manualmente com o chocolate branco e o chocolate ao leite. Pronto! Agora é só colocar no bolo e decorar como a sua imaginação mandar. 


Gostou das nossas receitas com forma ballerine? Então não deixe de conferir outras dicas e novidades em nosso blog! Lá você vai encontrar outras receitas incríveis como essas que separamos especialmente para você e sua casa.