contato@casavieira.com.br | (82) 2123 4350

Dicas práticas para fazer a lista de convidados do casamento

04 de dezembro de 2018



Tudo que está relacionado ao casamento deve ser pensado de acordo com a lista de convidados. É a partir dela que o local, estilo da cerimônia, buffet, convites, lembrancinhas e todos os outros itens serão planejados e orçados. Não menospreze essa etapa, pois ela é fundamental. Saiba a quem dar prioridade e como hierarquizar as pessoas de ambas as partes seguindo as dicas a seguir:

 

Respeite seu orçamento

Pode até ser que você não tenha pensado nisso, mas o orçamento é quem dita quantas pessoas serão convidadas. Afinal, não dá pra chamar um número de pessoas que não condiz com o quanto você pode – e está disposta – a pagar. Portanto, estipule o valor total que pode ser gasto na cerimônia e uma estimativa de quanto cada convidado irá custar.

 

Defina quem é mais importante

O primeiro passo é separar os convidados por grupos. Isso facilita na hora de hierarquizar cada uma das pessoas que está cogitada para a cerimônia. Para isso, faça uma relação com as seguintes categorias: família nuclear (mãe, pai e irmãos), demais parentes, amigos do noivo e da noiva, amigos em comum e colegas de trabalho.

 

Reserve alguns convites

Ah, outra coisa: deixe algumas vagas em aberto para pessoas que possam chegar em sua vida. Como o planejamento é feito em médio prazo – de 1 ano a 6 meses – provavelmente você deve conhecer pessoas, ou por uma questão de trato social, por exemplo, podem surgir pessoas que devem ir ao seu casamento.

 

Cuidado ao pedir sugestões

O ideal é só conversar com pais e outros familiares, sobre indicações de convidados, quando a lista do casal estiver feita. Dessa forma, você já tem ideia de quem não podem faltar. Só então peça sugestões para – caso seja necessário - preencher o restante da lista. Ah, fique ciente de uma coisa: independente de quem esteja sugerindo, só chame quem você sabe que deseja sua felicidade.

Dito isso, tenha em mente que, para convidar alguém, é fundamental que essa pessoa faça parte da vida do casal e apoie você e seu parceiro. Portanto, evite dar importância aos comentários que possam surgir – afinal, na maioria das vezes rolam alguns pitacos –principalmente de outros parentes.

 

Crianças ou não: um dilema

Se a sua família ou de amigos próximos não possuem crianças, não há motivos para convidar. Isso porque, além de fazer com que o custo da festa aumente, crianças podem fazer com que os pais levem babás – isso certamente aumentará o valor gasto por pessoa. Além disso, festas de casamento geralmente acontecem à noite e possuem música alta. Portanto, é uma situação que não será divertida para os pequenos. Dessa forma, indique no convite que os pais não levem crianças, mas de forma sutil.

Viu que sua lista de convidados não precisa ser um bicho de sete cabeças? Se você está prestes a se casar e ainda não conseguiu organizar todo seu casamento, baixe nosso e-book e siga nossos passos para fazer uma cerimônia perfeita! Aproveite para ler também o post que fizemos sobre a organização do chá de panela e passe na Casa Vieira para conhecer nossa lista de casamento!




Leia Também



Tintura para cabelo: confira os tipos e saiba qual escolher

Escolher a melhor tintura para cabelo depende de uma série de fatores. Por isso, falaremos aqui sobre os tipos de tintura e para qual finalidade cada uma é indicada. Assim você poderá decidir qual é a melhor tintura para você. 


 

Leia mais


Casa Vieira realiza evento voltado para noivas e noivos

Nos dias 6 e 7 deste mês a Casa Vieira promoveu o “Quem Casa, Quer Casa Vieira”, um evento criado com o objetivo de ajudar noivos a planejarem o casamento dos seus sonhos. Quem compareceu pôde conferir diversas atrações, tudo gratuitamente!

 

Leia mais


Tipos de travesseiro: como escolher o certo?

Escolher o travesseiro certo é fundamental para uma boa noite de sono. Pensando nisso, apresentamos abaixo os quatro tipos de travesseiro mais comuns no mercado. Assim você poderá decidir qual é o modelo ideal para você.

Leia mais