Seja para ficar loira, morena, ruiva ou platinada, pintar os cabelos certamente é uma das coisas que mais renovam esteticamente uma mulher. Afinal, é sempre bom mudar um pouco e, além dos cortes no cabelo, tingi-los é outra opção que a maioria das meninas acaba fazendo.  Porém, como se trata de um processo químico que agride os cabelos, é preciso tomar alguns cuidados para evitar que esse processo resulte na perda ou queda dos fios.

Por esse motivo, separamos alguns cuidados que você precisa ter antes, durante e após a aplicação de tintura nos cabelos para mantê-los saudáveis e aproveitar ao máximo a nova cor de suas madeixas. Confira!

 

BANHOS DE MAR OU PISCINA

Outro fator que contribui para o ressecamento e descoloração precoce dos cabelos é o sol. Quando unido à água do mar ou ao cloro das piscinas, torna-se ainda mais abrasivo para os fios. Portanto, quando for se expuser ao sol por longos períodos ou for se banhar em mares ou piscinas, molhe seus cabelos previamente com água doce.

Dessa forma, os efeitos dos agentes externos serão menos corrosivos. Outra coisa que você pode fazer para diminuir a agressão aos fios é utilizar cremes sem enxágue que contenham silicone em sua fórmula. Isso fará com que se forme uma camada protetora que auxiliará a diminuir consideravelmente os efeitos nocivos do sol, do sódio e do cloro nos fios.

 

 

CUIDADO COM XAMPUS E CONDICIONADORES

Todos os cabelos possuem uma quantidade de oleosidade. Esse óleo produzido pelo nosso organismo é essencial para a saúde dos cabelos, visto que os deixam mais sedosos e resistentes. Em alguns xampus e condicionadores há uma substância chamada sulfato, que é um agente de limpeza utilizado para aumentar a eficiência no processo de lavagem. Porém, esse “ingrediente” pode retirar, junto com as impurezas no cabelo, esses óleos essenciais e as substâncias químicas presentes nas tinturas. Ou seja: utilizar xampu com grandes doses de sulfato ajuda a retirar a tinta com mais facilidade.

Dessa forma, o ideal é que se você tiver feito coloração do cabelo, utilize produtos que possuam a menor quantidade possível dessa substância. Com isso, o tom desejado ficará por muito mais tempo em seu cabelo. Caso a limpeza de um xampu sem sulfato não seja suficiente para retirar todas as impurezas do seu cabelo, você pode utilizar o xampu normal uma vez por semana.

 

HIDRATAÇÃO CONTÍNUA

É fundamental que, após fazer uma coloração dos cabelos, você intensifique a hidratação dos fios. Essa etapa é importante por que são esses produtos que irão repor os nutrientes perdidos durante o processo de aplicação da química. Afinal, as colorações possuem agentes que danificam a estrutura capilar e deixam os fios com pontas duplas, tornando-os mais propensos a quebra e também à queda.

Contudo, existem hidratações específicas para cabelos tingidos, que terão em sua fórmula exatamente o que seu cabelo está precisando nesse momento. Portanto, dê preferência a elas e lembre-se de aplica-las no cabelo uma vez por semana. Por fim, verifique se o produto é adequado para o seu tipo de cabelo. Dessa forma, você conseguirá manter os fios sedosos, com bastante brilho e aspecto saudável.

Outros procedimentos como cauterizações e banhos de brilho também podem ajudar o cabelo a se regenerar mais rapidamente. Consulte um cabelereiro de confiança e descubra qual dessas opções são as ideais para seu cabelo.

 

 

SÓ LAVE COM ÁGUA FRIA

Quando se utiliza tintura, as cutículas dos cabelos ficam abertas. Caso você lave o cabelo com água quente você as mantém abertas, o que favorece a saída da tinta dos fios. Por outro lado, se você optar por lavar em água gelada, os fios produzirão mais óleo, tornando sua cabeleira  pesada. Portanto, é recomendado que você lave seu cabelo apenas com água fria ou morna, para que ela possa ajudar a fechar as cutículas e dar leveza aos fios. Com isso, o tom da tinta permanecerá por mais tempo em seu cabelo.

 

NÃO COMBINE QUÍMICAS

Um erro que muitas pessoas cometem quando o assunto é coloração de cabelos, é achar que pode fazer dois procedimentos seguidos sem prejudicar os fios. Dependendo do tipo de cabelo, pode ser que funcione. Porém, especialistas recomendam que haja um intervalo de 15 dias entre um procedimento e outro.

Esse tempo é necessário para o cabelo comportar os dois procedimentos sem cair ou quebrar. Por isso, cuidado ao realizar esses procedimentos. Consulte sempre um cabelereiro de confiança para poder realiza-los e conseguir o resultado que deseja.