Ter um filho recém-nascido é algo mágico.

Porém, nos primeiros dias de vida, mamães de primeira viagem podem sentir algumas dificuldades na hora de acalmar o bebê.

 

Por isso, pensando no bem-estar dessas novas mães, selecionamos alguns cuidados para bebês recém-nascidos. Certeza que as mamães, sejam novatas ou mais experientes, irão gostar de saber. Boa leitura!

 

AMAMENTE SEMPRE QUE O BEBÊ PEDIR

Quando a criança está incomodada, ela chora. Quando ela está com fome, ela também chora. O ato de amamentar acalma a criança. Por isso, pode oferecer leite tranquilamente para o bebê sempre que ele pedir. O leite materno, além de acalmar, possui todos os nutrientes necessários à criança. Além de facilitar a vida da mãe, alimentar seu filho com frequência o previne de doenças e alergias.

 

COLOQUE O BEBÊ PARA ARROTAR DURANTE A MAMADA

Se o bebê está mamando e começa a mostrar-se incomodado, o coloque para arrotar. Isso por que, durante o ato de amamentar, ele pode acabar engolindo pequenas porções de ar. Dessa forma, colocá-lo para arrotar faz com que esse ar saia e, com isso, ele fica calmo novamente e você pode continuar a amamentá-lo sem problemas.

 

DÊ COLO PARA SEU BEBÊ

Colo não faz mal, muito pelo contrário. Não deixe de dar colo pra ele achando que ele ficará acostumado ou manhoso. Esse ato faz com que a criança sinta-se protegida, amada, estreita seus laços com ela e a deixará bem mais calma.

 

CRIE UMA ROTINA PARA O BEBÊ

Você pode – e deve - fazer uma rotina com seu bebê. Comece definindo horários para tomar banho. Dar banho na criança antes de ela dormir, por exemplo, ajuda a acalmá-la. Outra dica legal é definir horário para os passeios ao sol. Mas lembre-se: essa atividade não pode passar dos 20 minutos diários! Assim, ele irá começar a se acostumar com essa rotina.

 

REPRODUZA SONS ACALMANTES PARA O BEBÊ DORMIR

Pode parecer bobo, mas alguns sons fazem toda a diferença na hora de acalmar o bebê. Sons de chuva caindo, torneira aberta, secador de cabelo ou máquina de lavar são excelentes para eles relaxarem! Você encontra alguns aplicativos que reproduzem esses sons para seu celular ou pode fazer você mesma.

 

ESPERE UM POUCO ANTES DE POR O BEBÊ NA CAMA

Algumas mães, assim que percebem que o filho está dormindo em seu colo, imediatamente vão colocá-lo na cama. Fazer isso, na maioria das vezes, acaba acordando-o novamente. Por isso, o ideal é esperar de cinco a dez minutos para que ele entre em um sono mais profundo e então, só depois disso, colocá-lo no berço.

 

O BEBÊ DEVE DORMIR DE BARRIGA PRA CIMA

Essa afirmação pode gerar polêmica, mas é o que recomenda a Sociedade Brasileira de Pediatria. Bebês que dormem com a barriga para cima correm menos risco de morte súbita. Você pode se perguntar o que acontece caso ele se engasgue, mas a resposta é simples: desde que seu bebê esteja com os braços livres e soltos, institivamente ele irá virar a cabeça para o lado e regurgitar. Por isso, não se preocupe com essa possibilidade.

 

NÃO CUBRA O BEBÊ NO BERÇO

É sério: com um tecido solto envolvendo o bebê, ele pode se sufocar. Nem manta, cobertor ou qualquer outro tecido. Por isso, ao invés de cobri-lo, coloque um agasalho nele. Se você o agasalhar bem, ele não sentirá frio.

 

PRATIQUE A TÉCNICA DO NINHO

Sabia que simular um ninho no berço faz com que o bebê durma mais tranquilo? Pois é. Para fazer isso, basta juntar alguns lençóis e tecidos macios e dar a eles a forma de um ninho. Cubra-o com uma manta e posicione seu bebê lá dentro. Fazer isso remete o bebê ao tempo em que ele estava dentro de sua barriga, por isso que dá super certo. Experimente!

 

Curtiu nossas dicas? Então continue acompanhando nosso newsletter e conheça a linha de produtos que a Casa Vieira dispõe para mamães e bebês. Aproveite e nos siga nas redes sociais!