Com a rotina corrida e a quantidade de afazeres no dia a dia fica cada vez mais difícil encontrar e tirar um tempinho para si. Nesse caso, a negligência com o autocuidado pode ter resultados muito negativos para a saúde, indo de pequenos episódios de estresse a problemas graves. Desse modo, como mudar essa situação? 


A lista de alternativas para solucionar esse problema é grande: exercícios físicos, hidratação, alimentação saudável, boas horas de sono e descanso… Opções não faltam para planejar uma mudança de hábitos prática e eficiente, mesmo para quem tem poucas pausas em meio às atividades.


Pensando nisso, separamos neste post 3 dicas de autocuidado para que você possa incluir na sua rotina agora mesmo e ter o bem-estar como uma sensação diária. Acompanhe! 

1. Pratique exercícios em horários alternativos 

Quando se fala em começar a praticar exercícios e criar uma rotina com eles, o primeiro empecilho para boa parte das pessoas é o tempo. Afinal, como encontrar uma vaguinha na agenda para adicionar uma tarefa não obrigatória? É aí que muita gente se engana.


Em primeiro lugar, é importante entender que cuidar de si também deve ser uma tarefa obrigatória, só que sem tratá-la como um fardo. 


Em segundo lugar, para aderir a esse novo hábito, opte por um horário alternativo. De manhã cedo antes do expediente ou das demais tarefas, no horário do almoço ou no fim de tarde e pela noite, quando já tiver encerrado todas elas.  


Assim fica mais fácil manter a prática constante sem interrupções causadas por imprevistos. 

2. Priorize um descanso prazeroso 

Saber respeitar e curtir os momentos de descanso e pausas acaba se tornando uma habilidade de poucos dada a pressão e sobrecarga do dia a dia. Ainda assim, é necessário tornar o desfrute desses momentos prioritário. 


Defina limites, deixe as notificações de trabalho e estudo de lado, utilizando o celular apenas para o lazer e contato sobre outros assuntos. Ademais, caso seja possível, desapegue um pouco das telas e invista em momentos de meditação ou relaxamento. 


Aproveite essa pausa para espairecer e respirar bem, invista em cuidados com o corpo como o skincare, que já falamos algumas vezes por aqui, ou um bom banho com produtos que te causem boas sensações. 


3. Mantenha o contato, fortaleça relações

Para que o corpo possa funcionar bem, já foi mais do que comprovado que a mente precisa estar alinhada com ele. Sendo assim, tão importante quanto cuidar da saúde do corpo é cuidar da saúde da mente. Nesse caso, além de relaxar e descansar a cabeça, é importante cultivar também o campo emocional. 


Investir um bom tempo rindo, jogando conversa fora e cuidando de quem você ama é um dos principais pontos do autocuidado. Afinal, o bem-estar coletivo pode trazer muitos frutos positivos dentro do seu progresso pessoal. 


Desse modo, dedique pequenas pausas no dia para manter contato com quem você quer bem. Ademais, busque fortalecer as relações com pessoas que te trazem boas energias, te colocam para cima e dão força quando isso é preciso. 


Preparado para investir em novos hábitos? Em nosso blog você vai encontrar várias outras dicas de como cuidar bem de você e de quem você ama. Não deixe de visitar e conferir!