Um dos fatores que influencia no bom resultado de uma depilação é o quanto você cuida da sua pele. Deixar a pele limpa e hidratada pode fazer toda a diferença. É importante também cuidar da superfície depilada depois de todo o processo. Não apenas na região na qual aconteceu o contato com a cera ou lâmina, mas todo o entorno.  Quer saber mais? Veja essas dicas que selecionamos para ajudar a cuidar da sua pele na depilação!

 

Saiba o que fazer para cuidar da pele

A retirada dos pelos pode ser algo que gere agressão para a camada mais superficial da sua pele. Por isso, algumas ações são necessárias para garantir a saúde mesmo após esse procedimento agressivo.

 

Antes da depilação

Há ainda muitos que não sabem, mas é preciso deixar a pele preparada para receber o momento de remoção dos pelos. Existem muitos que cuidam apenas no final, esquecendo de dar atenção também anteriormente. Independentemente da sua escolha para remover aqueles pelos indesejados, cera ou lâminas, deve manter as mesmas dicas de cuidados.

Primeiro, faça a limpeza do local com um sabonete recomendado para a região. O ideal é remover a assepsia, ou seja, uma limpeza meticulosa, que visa higienizar a área. Essa ação contribui para a eliminação dos germes que possam invadir o seu organismo. As depilações são em geral causadoras de traumas na pele, por isso pode facilitar a contaminação se não estiver devidamente limpo.

 

Depois do procedimento

Depois de tudo, nada de colocar em contato produtos que contenham álcool ou ácidos em sua composição. Pode facilitar a irritação do local e causar dores, ardências. Sempre opte por dermocosméticos que tenham efeito calmante, de resto é preciso manter a pele hidratada e limpa, como estava antes. É imprescindível também prestar atenção aos raios solares, sair sempre com protetor solar. Os raios emitidos pelo sol ajudam a provocar manchas ou marcas no local depilado.

 

O que pode acontecer sem os cuidados

Quando ocorrem aquelas agressões que mencionamos, a pele produz mais quantidade de melanina. Isso gera manchas por toda a parte. Os quadros de alergia também são comuns, bem como vermelhidões e foliculite. Além da contribuição do sol nas peles desprotegidas, conforme mencionamos. Ressaltamos também que é preciso cautela em relação ao local escolhido para o procedimento, em caso de cera. 

Evite os estabelecimentos que reutilizem cera, isso é um ato de alto risco na transmissão de doenças. Tudo deve ser descartável para evitar contaminações. Se você opta por lâminas de barbear ou navalhas, saiba que deve fazer a troca periodicamente e higienizar bem a cada uso. O mais recomendado é durante o banho, já que a pele estará amolecida e os pelos sairão mais facilmente. E em hipótese nenhuma compartilhe esse uso.