Cada novo ano que se inicia, repetimos os mesmos hábitos: traçar novas metas, planejar novos desafios e organizar objetivos a serem conquistados para o período que se inicia. Com a decoração, isso não é diferente.

As tendências do mercado estão em constante mudança, e isso influencia diretamente na forma como a decoração de interiores é realizada. Sem contar que decorar ou renovar sua casa é uma experiência muito agradável, não é mesmo? Sendo assim, que tal se inspirar nas tendências de decoração para 2019?

Vivemos, cada vez mais, em um momento de sustentabilidade, preservação e valorização da mãe natureza, disso não há quaisquer dúvidas. Esse contexto tem influenciado muito a forma como o design está sendo aplicado em todos os tipos de ambientes. As referências fortes para o próximo ano reforçam esse cenário.

 

As tendências para decoração de casa em 2019

As cores e objetos em quaisquer elementos de um ambiente – seja na parede, nos móveis ou até mesmo nas cortinas – aproximam-se ainda mais da natureza. Dessa maneira, tons que remetem às cores da terra e da natureza serão muito usados.

Como exemplo, também podemos ressaltar os tons quentes de bege, os diferentes tons de verde, vermelho e laranja. Essas cores trazem uma atmosfera muito mais orgânica e aconchegante. O ano de 2019 trará essas cores com muito mais força que os anos anteriores. Entretanto, a saturação dessas cores será bem menor. Portanto, é recomendado não pesar a mão em cores muito fortes e vívidas.

Já para os tons de verde, podemos ressaltar o uso das plantas. Como previamente dito, a conexão com a natureza é um elemento que vem sendo muito valorizado. Dessa forma, use e abuse das plantas para todos os ambientes de sua casa. Mas não se esqueça de cuidar e regá-las regularmente. Os tons de verde também virão fortes para as cores de paredes e itens decorativos, seja na sala, no quarto ou até mesmo na cozinha.

O vermelho, outra tonalidade em destaque para o próximo ano, aparece nas suas mais diversas nuances e principalmente em tons mais terrosos. Os alaranjados e amarelos também aparecem, preferencialmente em itens-chave, que não tomem muito espaço no ambiente. Todas essas colorações podem ser facilmente combinadas com cores neutras.

 

Quais materiais serão utilizados?

Seguindo nessa temática orgânica e natural, materiais como o vidro murano e a madeira ganham muita força em seu uso na decoração de casa. Inclusive, eles podem estar presentes em literalmente qualquer cômodos da casa, até mesmo nas bancadas do banheiro e da cozinha. A madeira dá um ar reconfortante ao ambiente.

Nessa linha, a sustentabilidade aparece forte como uma das principais virtudes dos produtos utilizados na decoração. Além disso, outra forte tendência de decoração para 2019 é o desprendimento da perfeição, sempre muito almejada tanto no design de interiores quanto na arquitetura. As linhas retas e calculadas serão substituídas pelas formas circulares e irregulares.

Vasos tortos, bordas irregulares, acabamentos rústicos e superfícies não lineares tomam conta dos novos ambientes. A valorização da beleza do imperfeito é um detalhe interessante, que será característica muito presente para o próximo ano.


Galeria de Fotos