contato@casavieira.com.br | (82) 2123 4350

Decoração de casamento: tendências, o que escolher e como fazer

05 de junho de 2019



Decorar um casamento não é tarefa fácil. Afinal, para que a cerimônia seja perfeita, o local onde será o casamento precisa transmitir todo o amor e personalidade dos noivos. Mas você deve estar se perguntando como fazer isso de uma forma que una elementos pessoais com alguns toques de sofisticação, certo? 

Para tirar suas dúvidas, consultamos o arquiteto, decorador, florista e consultor criativo João Curvelo. Além de falar sobre os principais estilos de casamento que estão em alta, ele deu dicas valiosas de como deixar a cerimônia linda sem pecar pelo excesso. Confira!

 

Tipos mais comuns de decoração de casamento

De acordo com João Curvelo, estão entre os mais requisitados os estilos clássico, provençal, boho, rústico, clean, moderno e contemporâneo. Entretanto, a tendência do momento é a decoração de casamento boho chic, marcada principalmente pela utilização de elementos do estilo folk. Mas por quê? Calma, vamos te explicar: 

 

Boho chic: uma tendência para decoração de casamentos

Neste estilo, os cenários se tornam coloridos e cheios de vida. Isso é proporcionado, principalmente, pelo uso marcante de flores das mais diversas espécies. Além disso, tecidos e estampas com uma pegada folk também se fazem presentes nesse tipo de decoração de casamento. Portanto, o estilo boho chic é perfeito para quem quer casar ao ar livre e dar um ar tanto intimista quanto romântico ao grande dia. 

Apesar de esse tipo de decoração funcionar perfeitamente em áreas verdes abertas, como sítios e fazendas, é possível fazê-la em locais menores. Portanto, você e seu noivo podem optar por locais onde a presença do verde seja marcante mesmo em centros urbanos, desde que esses espaços possuam jardins ou estejam integrados à natureza. 

Portanto, se gostou dessa decoração, lembre-se: utilizar flores para decorar tanto o local da cerimônia quanto a recepção é fundamental. Além disso, as vestes dos noivos nesse estilo são um charme à parte. Para quem quer fazer um casamento fora do tradicional e manter o ar de romantismo sem abrir mão de algo contemporâneo, essa é uma dica imperdível!

 

Quais cores utilizar na decoração de casamento?

As cores irão criar todo o clima romântico que você e seu noivo desejam para o grande dia. Porém, é preciso escolhê-las com cuidado para que os ambientes não fiquem confusos ou carregados de cores vivas demais. Se você vai planejar a cerimônia sozinha, sem ajuda de um profissional, a dica de João Curvelo é optar pelo clássico.

“Vale sempre lembrar que o casamento é algo muito importante na vida de quem está casando, portanto minha dica, nessas situações, é procurar sempre tons neutros, e estilos mais clássicos. Afinal, eles são atemporais e as chances de errar são mínimas”, disse o consultor criativo.

Já em relação ao paisagismo do local da cerimônia, ele alerta que menos é mais. Portanto, o ideal é observar sempre o ambiente ao redor, pois é a partir dele que você poderá compor a decoração. 

 

Itens que trazem sofisticação à decoração de casamento

Existem elementos que, quando utilizados de forma correta e sem carregar o ambiente, podem proporcionar um ar de requinte e sofisticação à cerimônia de casamento. Entre eles estão as velas, castiçais, conchas, elementos rústicos (troncos e musgos), além, é claro, de flores exóticas. O que irá dizer o que cabe ou não em cada decoração é, além do estilo da cerimônia, a personalidade dos noivos. 

 

E a mesa dos convidados, como decorar?

Para Curvelo, a mesa de convidados deve estar com muitos detalhes. “Isso mostra aos convidados o capricho que se teve na hora de pensar a decoração do casamento. Por isso, é sempre bom caprichar na escolha do enxoval da mesa, dos arranjos e composições”, explicou. 

Entretanto, ele alerta para o risco de haver excessos. Afinal, é preciso pensar, primeiramente, no conforto dos convidados. Dessa forma, a decoração deve, segundo ele, deixar espaço para que todos sintam-se bem ao fazer suas refeições.

 

Decoração de casamento em áreas litorâneos

Em locais onde a predominância de praias é grande, a natureza ajuda muito quando se planeja a decoração de um casamento. Afinal, utilizar a natureza torna-se ainda mais fácil. Portanto, para quem vive nessas áreas, é uma excelente pedida investir em um local onde o mar e outros elementos da natureza estejam em evidência. Dessa forma, é possível fazer decorações únicas e cheias de significado. 


Posso misturar elementos de vários estilos de decoração?

Em grande parte dos eventos, o estilo dos noivos se reflete na decoração, sejam eles mais clássicos ou descontraídos. Entretanto, se você se identifica com elementos de decoração de estilos diferente, é preciso ter cuidado na hora de misturar. 

A principal dica aqui é procurar e identificar quais itens são mais fáceis de incrementar a decoração de outro estilo. Para isso, é preciso conhecer cada estilo que se deseja incrementar à cerimônia a fundo, de forma que as junções não pareçam deslocadas. A palavra de ordem, nesse caso, é o equilíbrio. 

Dessa forma, os noivos podem compor os ambientes utilizando móveis rústicos com elementos vintage, por exemplo. Outra linda tendência é misturar estilos no próprio mobiliário. Aqui, mesas e cadeiras de diferentes tipos de decoração podem se complementar.

Mas vale o alerta: a assessoria de um profissional é sempre importante para quem deseja ousar na decoração. Por isso, conte sempre com o apoio de alguém preparado para harmonizar os ambientes e itens que serão utilizados no casamento. Dessa forma, não tem erro: sua cerimônia será incrível!

 

 

Gostou das ideias? Caso tenha curtido, compartilhe com outras pessoas que têm a mesma dúvida que você. Além disso, para receber mais novidades como esta, não deixe de se cadastrar em nossa newsletter!






Leia Também



Como identificar os motivos de choro de um bebê

Se você fica angustiada por não saber o motivo pelo qual seu bebê está chorando, precisa aprender o quanto antes a identificar os principais motivos. Confira aqui como fazer isso!

Leia mais


Casa Vieira Praia recebe feira de adoção de animais

Ação feita em parceria com a ONG Pata Amada encaminhou 10 animais, entre cães e gatos, para um novo lar

 

Leia mais


Casa Vieira promove comemoração de Dia dos Pais com 'Espaço do Homem'

Ação contou contou com cortes de barba e cabelo para os clientes da loja. Confira!

Leia mais