Você com certeza já ouviu falar que nenhuma maquiagem fica boa se a sua pele não estiver, certo? Pois bem, mas a verdade é que o cuidado com a pele vai além da questão estética: também é uma questão de saúde, principalmente à medida que a idade vai ficando mais avançada.

Portanto, pare e pense: quais são os cuidados que você vem adotando para a sua pele no dia a dia? É algo simples, mas que demanda uma rotina bem definida, especialmente pela necessidade de adaptar esses cuidados para diferentes estações do ano. Mas se você não sabe por onde começar, nós vamos te dar algumas dicas que certamente farão você manter uma ótima aparência. Confira:

 

1. Remover a maquiagem antes de dormir

Sabemos que a sua rotina é pesada e às vezes bate aquela preguiça na hora de tirar a maquiagem antes de dormir. Mas esse compromisso não pode ser adiado: dormir de maquiagem é prejudicial à saúde da pele, facilitando o aparecimento de espinhas e uma pele repuxada. É durante o sono que ocorre o processo de renovação celular, mas para que este reparo ocorra de maneira efetiva, é preciso que você durma com o rosto limpo.

A água micelar é uma boa pedida para remover a maquiagem e deixar o seu rosto purificado. Mas não esqueça de fazer movimentos leves, especialmente na região dos olhos, que é a mais sensível da pele.

 

2. Gel de limpeza facial

Especialmente para quem tem a pele muito oleosa, o gel de limpeza facial ajuda a manter a aparência do rosto saudável. Você pode usá-lo depois de ter retirado a maquiagem, massageando suavemente com a ponta dos dedos. Se a sua pele for mais ressecada, use-o em menor quantidade (uma a duas vezes na semana).

 

3. Água termal

A água termal também não pode faltar na sua necessaire. O produto ajuda a refrescar a pele, especialmente no verão, pois alivia a sensação de queimaduras solares.

 

4. Filtro solar

Se você só aplica protetor solar na hora de pegar uma praia ou piscina, reveja os seus hábitos imediatamente. O filtro solar deve ser usado todos os dias, e não apenas no rosto, mas também nos braços, ombros e pescoço. Em geral, dê preferência aos protetores de fator 30. Entre os riscos dos raios ultravioletas estão o envelhecimento precoce, manchas e até o câncer.


5. Hidratante

A hidratação é outro aspecto fundamental no cuidado com a pele. Há várias opções no mercado, como o ácido hialurônico, muito adequado para o verão. E nada de descuidar do processo no inverno, pois a pele produz menos sebo e resseca. O ideal é que você use produtos hidratantes duas vezes ao dia, especialmente após o banho.


6. Esfoliar a pele

O procedimento retira células mortas da superfície e remove as impurezas que entopem os poros. Para peles oleosas e mistas, o esfoliante pode ser usado até diariamente, desde que seja suave. A esfoliação também estimula a renovação celular e facilita a penetração dos cremes de tratamento.