O chá de panela, além de ser uma festa super divertida para a noiva e as convidadas do casamento, é uma excelente opção para quem está precisando de utensílios domésticos na sua nova casa. Contudo, apesar de ser um evento mais descontraído, o chá de panela também precisa ser organizado com todo o cuidado para garantir o sucesso dessa festa pré-casamento.

 Por isso, no post de hoje, daremos algumas dicas simples, mas muito importantes, para você deixar seu chá de panela lindo gastando pouco. Confira!

 

Escolhendo o local

A escolha do local do chá de panela vai variar conforme a quantidade de convidadas . Além disso, antes de começar a organizá-lo, decida se você quer ou não que a festa seja temática. Em ambos os casos, você pode optar por fazê-la em casa mesmo. Um ambiente onde haja mais espaço, como a sala de estar e/ou jantar, pode comportar uma decoração simples e bonita sem problemas.

 

A data ideal

O seu chá de panela pode ser feito entre dois meses e quinze dias antes do casamento. Esse período de tempo é o indicado para a realização da festa. Entretanto, fazê-la muito em cima da cerimônia pode atrapalhar a organização do casamento. Portanto, recomendamos que, caso planeje fazer o chá de panela poucos dias antes da cerimônia, você o planeje com ao menos três meses de antecedência. 

 

Decore com o que já possui em casa

Não é preciso alugar estruturas imensas para fazer um chá de panela bonito. Alguns itens que você dispõe em casa ou consegue com facilidade com amigas ou familiares podem deixar a ornamentação da sua festa linda. Caso você queira fazer algo mais elaborado e temático, pode utilizar a estação do ano vigente para direcionar a decoração.

Tons pastel são excelentes para a primavera. Já o verão pede cores mais fortes e vivas. No outono e no inverno, os tons mais fechados e neutros são uma boa escolha. Por fim, lembre-se que alguns acessórios de cozinha, como colheres, garfos e panelas, podem fazer parte da decoração. Vai da sua criatividade!

 

Elabore um cardápio simples

Pelo fato de o chá de panela ser uma festa descontraída e intimista, o ideal é que não sejam servidos pratos pesados e que deem trabalho de serem feitos. Caso você deseje, pode pedir para que as próprias convidadas tragam algumas opções de comida e bebida. Porém, caso seja de sua preferência organizar esse aspecto da festa, opte por finger foods. Mas o que é isso?

Finger foods são comidas que dão pra comer na própria mão ou apenas com o auxílio de guardanapos. Além de serem mais baratas, essas opções são muito mais práticas de servir, dispensando assim o uso de garçons. Nossas sugestões de pratos para o cardápio são: pizza, espetinhos, canapés, docinhos e salgados feitos por encomenda. 

 

Envie o convite com semanas de antecedência

O convite do chá de panela também deve ser feito com antecedência, para que fique bonito e criativo, além de preparar as pessoas para a ocasião. Caso você queira economizar mais um pouco, indicamos criar o seu convite a partir dos modelos pré-prontos deste site. Além de ser fácil e rápido você pode enviá-los por e-mail. Contudo, também há a opção de imprimi-los para que a entrega seja feita pessoalmente.

 

Seja criativa nas lembrancinhas

Já para as lembrancinhas, opte por algo simples, mas sem perder o charme. Afinal, o mimo é apenas para que as convidadas lembrem com carinho da festa. Você pode comprar coisas simples e personalizá-las, como potes de doce, aromatizantes de ambiente, calcinhas (por que não?), mudas de planta... Enfim, deixe a criatividade rolar solta! Para te ajudar a se inspirar, você pode conferir este post com algumas lembrancinhas econômicas e super charmosas.

 

Elabore uma lista de presentes

Por fim, é preciso parar e analisar o que o casal está precisando para equipar sua casa nova. Entretanto, não é de bom tom colocar apenas produtos caros na lista de presentes. Por isso, recomendamos que você faça um apanhado de todos os itens que o casal irá comprar. Sabemos que isso não é uma tarefa das mais simples, por isso, o ideal é procurar uma loja que preste assessoria em listas de presentes e faça por lá.