Nada melhor que manter a casa em ordem e limpinha para aproveitar ao máximo o tempo com a família e os amigos, não é mesmo? Para isso, além da disciplina e organização, é necessário tomar os cuidados certos para cada parte da casa. 


Dentro desses cuidados, saber a maneira correta de como limpar cortinas e estofados poderá fazer total diferença na durabilidade das peças e na organização da sua casa. Por isso, neste post listamos 5 dicas para te ajudar a fazer a higienização de cortinas e estofados da maneira certa e com eficiência. Confira abaixo! 

1. Atente-se às recomendações do fabricante

O primeiro passo para saber como limpar cortinas e estofados de maneira correta e satisfatória é conferir as recomendações do fabricante do produto. Pode parecer óbvio, mas muitos dos problemas que acontecem durante a limpeza vêm da falta de conhecimento das diretrizes de lavagem do material. 


Dito isso, é nas recomendações do fabricante que estão inseridas todas as informações sobre os danos que podem ser causados no material com o uso específico de certos produtos químicos ou exposição ao sol. Vale muito a pena ficar de olho!

2. Comece eliminando o pó

Os grandes vilões da limpeza de uma casas são, sem dúvidas, o pó e a poeira. Afinal, não importa quantas vezes o ambiente seja colocado em ordem, eles sempre vão voltar. Por isso, para higienizar cortinas e estofados é necessário começar eliminando esse tipo de sujeira. 


Nesse caso, é importante lembrar que apenas passar a vassoura ou bater o pó não vai ajudar. Pelo contrário: apenas contribui para que ele se espalhe no ambiente como um todo. Mas como fazer isso? É simples: você pode usar um aspirador próprio para esse tipo de móvel ou, além disso, usar um espanador. Enquanto o primeiro tirará mais partículas de poeira, o segundo se encarregará da limpeza superficial.

3. Cuidado com o aspirador

Como falamos acima, um aliado muito eficiente quando se fala em eliminação de pó e poeira nos ambientes é o aspirador. No entanto, se o objetivo é saber como limpar cortinas e estofados corretamente é importante saber usá-lo a seu favor. 


Isso porque alguns tecidos ou materiais podem ser mais delicados e acabam danificando ou até mesmo desfiando com a potência ou modelo do aspirador. 


Logo, voltamos à primeira dica: não esqueça de conferir o que pode ou não pode fazer parte da limpeza de rotina dos seus estofados e cortinas. 

4. Retire as manchas com cautela 

Ao contrário de substituir a lavagem completa, que deve ser feita periodicamente como falaremos abaixo, hoje em dia existem muitos produtos e até mesmo soluções caseiras para resolver esses pequenos probleminhas. No entanto, é importante ter cautela para não causar um dano maior ou definitivo no material da peça que será lavada. 


No caso das receitinhas caseiras passadas por algum conhecido, ou até mesmo pesquisadas na internet, o risco desse tipo de problema acontecer acaba sendo maior. Isso porque nem todas as soluções se aplicam ao material de sua mobília. Sendo assim, o cuidado deve ser redobrado, lembrando sempre de fazer testes em uma pequena superfície do móvel ou cortina antes de aplicar em toda a superfície. 


Já no caso dos produtos específicos para esse tipo de limpeza, o risco diminui mas o teste em pequenas partes continua sendo essencial. A diferença é que eles geralmente já são pensados para diferentes tipos de material. Afinal, não só são capazes de remover as manchas como também podem protegê-los da presença de fungos e bactérias. 

5. Não dispense a limpeza profunda periodicamente

Por fim, como já foi citado acima, a lavagem correta de cortinas e estofados deve ser feita periodicamente. Afinal, mesmo tomando os cuidados necessários e eliminando a sujeira mais evidente, algumas partes podem acabar passando batido. 


Além disso, com o tempo uma boa limpeza (seja ela a seco ou não, dependendo do material e das condições às quais o móvel ou cortina estão submetidos) se torna indispensável para a conservação perfeita da peça.   


Viu só, com certeza ficou mais fácil saber como limpar cortinas e estofados depois de conferir nossas dicas. Acompanhe outras novidades e curiosidades para sua casa e sua família como essa em nosso blog!