contato@casavieira.com.br | (82) 2123 4350

Como identificar os motivos de choro de um bebê

04 de setembro de 2019



Nos primeiros meses de vida, um recém-nascido chora por uma série de motivos. Por isso, aprender como identificar os tipos de choro de bebê não é só necessário para a saúde da criança, como também para o bem-estar dos pais.

Afinal, com esse conhecimento em mãos, você pode agir rápido e solucionar o que está causando os prantos de seu filho. 

Sabendo da importância dessa temática, listamos os principais motivos que fazem o bebê chorar e como você pode identificá-los de forma simples. Continue lendo este texto para saber mais!

 

Dor

Quando o bebê sente dor, seu choro é repentino e bastante alto. Ele pode incluir gritos longos e seguidos, com pausas para recuperar o fôlego. Entretanto, quando o recupera, volta a chorar.

 

Como identificar?

Nesse caso, verifique a temperatura ou se a criança está com algum hematoma. Na maioria dos casos, entretanto, o ideal é levá-lo para o médico.

 

Desconforto

Se o bebê estiver com frio, com calor ou molhado, irá começar a se contorcer enquanto chora. Portanto, o ideal é tirar ou colocar uma camada de roupa para tentar descobrir o que está causando a angústia. Além disso, caso ele esteja há um bom tempo na mesma posição, vire-o.

 

Como identificar?

Esse tipo de choro é causado, principalmente, pelo incômodo que alguma coisa está lhe causando, seja o excesso de roupas ou a posição que ele está no berço. 

 

Tédio

Nesses casos, o bebê pede por atenção ou deseja brincar. Portanto, assim que você o pega, ele tende a parar de chorar. Além disso, lhe dar algum brinquedinho também pode ajudar a acalmá-lo. Você também pode experimentar bolsas canguru, que certamente dará conforto ao pequeno.

 

Como identificar?

O choro é manhoso e tende a parar pouco tempo depois que você se aproxima. Basta dá-lo alguma atenção.

 

Excesso de estímulos

Quando o ambiente está barulhento ou, de alguma forma, deixa o bebê agitado, como em reuniões ou muitas pessoas em torno dele, isso o deixará agitado e, consequentemente,começará a chorar. Por isso, o ideal é tirá-lo do local onde há o “tumulto” e deixá-lo se acalmar.

 

Como identificar?

O choro é quase uma reclamação, como se ele estivesse com raiva. 

 

Fome

Nos primeiros dias de vida, o bebê ainda está se adaptando ao novo processo de alimentação. Por isso, quando ele sentir fome, interpretará isso como uma dor. Dessa forma, para que ele se acalme, alimente-o. 

 

Como identificar?

Antes de começar a chorar, a criança começa a chupar os dedos e fica abrindo e fechando as mãos. Quando começa o berreiro, ele é prolongado e geralmente é acompanhado com mãos na boca. 

Além disso, se a última vez que o bebê foi amamentado aconteceu há três ou quatro horas ou, porventura, ele acabou de acordar, provavelmente deve ser fome.

 

Cansaço ou sono

Quando a criança começa a ficar cansada, é natural que comece a chorar. Nesses casos, o ideal é levá-la para um local com luz baixa e sem barulhos para niná-la um pouco, assim  você consegue deixá-la mais calma antes de a por no berço.

 

Como identificar?

O choro é contínuo, anasalado e aumenta de intensidade, começando baixo e ficando mais alto com o passar do tempo. Bocejos e olhos cansados também são característicos nesse tipo de choro. 

 

Cólica

Por conta de seu sistema digestivo imaturo, a criança pode sentir desconforto com facilidade. As cólicas costumam acontecer com frequência nos três primeiros meses e ocorrem, principalmente, após as mamadas ou no início da noite. 

Quando identificar que o motivo do choro do bebê é esse, faça massagem esticando e encolhendo suas pernas. Já para evitar os episódios de cólica, tente manter a criança o mais ereta possível enquanto ela mama, para que ela não engula ar. 

Ademais, segurá-la com o braço dobrado e colocá-la de barriga para baixo, para que ela solte os gases, também é uma alternativa.

 

Como identificar?

Quando está com cólica, o bebê enruga a testa e seu abdome fica distendido. Já o choro é característico, pois além de agudo também é prolongado.

 

 

Agora que você já sabe quais são os principais motivos do choro de um bebê, aproveite para baixar nosso e-book e conferir um passo a passo de como fazer o bebê dormir a noite toda! Além disso, cadastre-se em nossa newsletter para não perder nenhuma oferta das nossas lojas!




Leia Também



Casa Vieira realiza evento voltado para noivas e noivos

Nos dias 6 e 7 deste mês a Casa Vieira promoveu o “Quem Casa, Quer Casa Vieira”, um evento criado com o objetivo de ajudar noivos a planejarem o casamento dos seus sonhos. Quem compareceu pôde conferir diversas atrações, tudo gratuitamente!

 

Leia mais


Campanha promove cortes de cabelos para doação

Neste final de semana a unidade da Casa Vieira do Shopping Pátio foi local de uma bonita ação social. A “Fios do Bem” deu chance a diversas pessoas de se voluntariarem para ajudar pacientes em tratamento contra o câncer.

Leia mais


5 itens de cozinha para facilitar o preparo de alimentos

Listamos aqui cinco itens de cozinha para facilitar o preparo de alimentos. Descubra quais são eles e como usá-los a seu favor.  

 

Leia mais