A customização de roupas é um hábito para muita gente. Agora com mais tempo em casa, a prática se tornou um verdadeiro hobby. Considerada uma técnica descontraída, divertida e até sustentável, o tie dye se tornou uma verdadeira tendência nos últimos tempos. Feito com muita praticidade, o novo fenômeno consiste em tingir tecidos com corantes, criando um efeito descolado e autêntico nas peças. 


Quer aprender como fazer para aplicar hoje mesmo em suas roupas? Neste post iremos te ensinar como fazer tie dye de maneira prática e sem dificuldades. Confira abaixo! 

1. Escolha a peça 

Blusas, camisetas, vestidos, bolsas, tênis, tudo isso pode virar tela para esse tipo de pintura. Além disso, você pode tanto optar por uma peça antiga para repaginar como também por uma peça nova, para estrear o look com seu estilo. 


Apenas lembre-se de dar preferência a peças lisas, de uma cor só, para garantir o destaque da estampa feita com o tie dye. As camisas e peças brancas e claras ficam lindas com essa tendência, mas você também pode optar pela cor da sua preferência. A harmonia dos tons e formas ficam por sua conta. 

2. Escolha o desenho 

Para conseguir o resultado esperado com a técnica, é importante considerar dois pontos: a amarração que dará forma ao desenho que você quer fazer e a espessura do que estará amarrando o tecido. 


Isso porque cada tipo de tie dye possui uma forma de aplicação e amarração diferente, que vai implicar diretamente no resultado. Os cordões definem as faixas do desenho que ficarão sem tintura, e no tie dye cada detalhe é bastante importante. 


Entre os modelos de desenho estão o efeito espiral, o efeito marmorizado, o degradê de cores, as listras horizontais, o efeito mandala e o acid jeans. Existe uma série de vídeos com tutoriais de como você pode arrasar na tintura e conseguir o resultado esperado. 

3. Separe os materiais 

Seguindo o passo-a-passo, não esqueça de separar todos os materiais necessários, tornando o acesso fácil na hora de produzir a tintura. Você vai precisar de poucas coisas, afinal, no tie dye a regra é a simplicidade! Separe:


  • A peça que será pintada;

  • Copos descartáveis ou recipientes para colocar a(s) tinta(s);

  • A(s) tinta(s) com as cores de sua preferência;

  • Elástico(s) para fazer as amarrações. 

4. Comece o seu tie dye!

Tudo pronto para começar? Agora mãos à obra! Basta seguir o desenho da sua preferência, aplicando a amarração e a tinta de acordo com o que for indicado para o modelo desejado. Além disso, não esqueça de seguir as dicas que citamos acima, afinal, o resultado da sua peça vai depender disso. 


A criatividade deve tomar conta desse processo, que além de prazeroso rende lindas peças que você pode até mesmo vender. Não tem como ficar melhor, não é mesmo?


Ademais, se você gostou desse conteúdo não deixe de conferir outras dicas e curiosidades em nosso blog! Ele está sempre atualizado e recheado de novidades esperando por você!