Os apartamentos de pequeno e médio porte estão cada vez mais populares nas grandes metrópoles, especialmente em decorrência da crise financeira. Em São Paulo, por exemplo, mais de 40% dos imóveis lançados possuem menos de 45m². Essa nova realidade implica, entre outras consequências, a dificuldade em elaborar uma decoração adequada.

Mas acredite: mesmo em espaços mais reduzidos, é possível otimizar o seu ambiente para criar a sensação de amplitude e conforto. Se esta é sua dificuldade, você está no lugar certo. Nós vamos te dar dicas para aumentar o aproveitamento de espaço com a decoração de sua casa. Confira:


Use espelhos

Uma técnica antiga, mas sempre eficiente. O uso de espelhos dá uma ilusão de amplitude no espaço a partir de seus reflexos. Você pode usá-los em paredes inteiras ou aproveitá-los com outra utilidade, como a porta de um guarda roupa, por exemplo.

Isso dará mais profundidade, transmitindo a sensação de que o determinado local possui o dobro de espaço. Uma dica é posicioná-los em cômodos menos usados, como nos banheiros, por exemplo.


Cores claras

A cor branca deve predominar no seu ambiente, a começar pelo revestimento da parede e também do teto, mas também do piso, das guarnições nas portas e até dos móveis. Essa cor mais neutra (que também pode ser o cinza, como preferir) ajuda a aumentar a percepção do espaço. Cores mais escuras, entretanto, retêm a luminosidade e farão o seu apartamento parecer ainda mais “espremido”. Guarde-as apenas para os detalhes.


Deixe a luz entrar

Quanto menos iluminação o seu ambiente tiver, mais fechado ele parecerá. Portanto, um truque importante é aproveitar ao máximo a iluminação natural. Para isso, use cortinas e venezianas leves e claras, que deixem aparecer as janelas e “chamar” o olho para fora. Além disso, certifique-se de que você não possui nenhum móvel bloqueando a entrada de luz, algo que também pode contribuir para que seu apartamento pareça ainda menor do que já é.


Conceito aberto

O conceito aberto é uma tendência mundial de decoração, e não tenha medo de aplicá-lo na sua casa. A integração dos ambientes facilita a circulação, ilumina o espaço e transmite a ideia de um local maior.

Há diversas possibilidades de fazer isso, como integrar a cozinha à sala, unir a sala com o quarto ou a disposição estilo quitinete. Se você não se empolgar com esse tipo de disposição, considere usar até mesmo móveis para dividir os cômodos, e não paredes. Outro aspecto fundamental para melhorar o visual neste sentido é manter o mesmo piso em todo o imóvel, reforçando este conceito de continuidade.

 

Atenção aos móveis

Como o apartamento precisa de mais espaço, o ideal é não abusar na quantidade de móveis. Por isso, o ideal é pegar leve nos móveis. Caso contrário, a movimentação das pessoas pelos cômodos certamente ficará comprometida. Já em relação aos móveis essenciais, os posicione lado a lado ou em forma de U.
 
Além disso, móveis “dois em um” também são convenientes para aumentar a área útil da sua casa. Mesas de centro com baú e sofás reclináveis são excelentes aliados nesse quesito. Já para não abrir mão dos itens de decoração, invista em prateleiras ou nichos. Além de dar um ar moderno ao ambiente, você economiza bastante espaço! 


Galeria de Fotos