Um bom aparelho de jantar pode ser o protagonista de uma reunião em casa, seja com familiares ou amigos. Por isso, escolher o modelo certo, além de embelezar a mesa, garante que seus convidados se impressionem com seu cuidado em cada detalhe.

Dessa forma, é necessário entender como escolher o aparelho de jantar para aprender a harmonizá-lo com o restante da decoração e saber a melhor ocasião para usar cada um. Por isso, listamos algumas dicas simples e práticas para te ajudar a entender como essa escolha deve ser feita. Acompanhe!

 

Como escolher o aparelho de jantar?

Primeiramente, você deve considerar seu uso. Afinal, existem materiais mais requintados, como a porcelana, que não combinam - e nem devem - ser utilizados no dia a dia, por conta de sua fragilidade. Por isso, escolha com base na ocasião.

Além disso, o design do aparelho também deve ser levado em conta. Aqui, a preferência é optar por modelos mais básicos no cotidiano. Já para as ocasiões especiais, vale a pena investir em jogos mais elaborados e de materiais mais requintados.

Por fim, atente-se ao material do aparelho do jantar. Pratos que serão utilizados diariamente precisam ter uma boa durabilidade. Louça e vidro, por exemplo, são super adequados para esse fim porque são mais resistentes. Já a porcelana e a cerâmica são ideais para ocasiões que pedem mais sofisticação, mas são frágeis.

 

Quantas peças um aparelho de jantar deve ter?

Um aparelho de jantar é composto por: pratos fundos, rasos e de sobremesa. Além disso, eles também contam, geralmente, com pires e xícaras para chá. Porém, existem modelos ainda maiores, com xícaras e pires para café, e os menores, que só vêm com os pratos.

Portanto, para escolher o ideal, é preciso levar em conta o tamanho da família. Mesmo nesse caso, é interessante comprar um jogo com mais peças que o número de moradores. Elas serão necessárias em eventuais visitas ou para o caso de algum item quebrar.

 

Tenha mais de um aparelho de jantar

Por mais que não se use pratos especiais todos os dias, uma hora ou outra eles serão necessários. Por isso, o ideal é possuir mais de um aparelho de jantar: um para o dia a dia, de material mais simples, como a cerâmica, e outro para receber parentes e amigos.

 

Combine o aparelho de jantar com a decoração

Lembre-se que o aparelho de jantar é apenas um dos itens que compõem uma mesa posta. Além dele, há talheres, taças, guardanapos e a decoração da mesa em si, com toalha e jogos americanos, por exemplo. 

Portanto, atentar-se a esses itens é fundamental na escolha. A dica de ouro é equilibrar: pratos mais simples pedem mesas mais elaboradas. Já para mesas mais simples, pratos coloridos ou estampados podem ser uma boa alternativa. 

Assim como os jogos lisos cabem perfeitamente no uso diário, pois tornam a montagem da mesa mais prática, os mais elaborados podem compor uma linda mesa posta em jantares formais. 

Viu só? Escolher um bom aparelho de jantar pode parecer supérfluo, mas é fundamental para quem se preocupa com a organização de sua casa e gosta de pensar em cada detalhe. Se você gostou dessas dicas e deseja receber nossas novidades e ofertas, nos siga nas nossas redes sociais